domingo, 28 de Abril de 2024  13:02
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


EVENTOS


EXPOSIÇÕES

imprimir resumo

50 anos de Arte

50 anos de Arte


de 13 de Novembro a 5 de Dezembro/ ano 2010

Galeria da Capitania


A mostra ficará patente até 5 de Dezembro, podendo ser apreciados os trabalhos de desenho, pintura, escultura, cenografia, design gráfico e cartonismo de terça a sexta-feira, das 14.00 às 18.00 horas e sábados, domingos e
feriados das 15.00 às 19.00 horas. A entrada é livre.

“A MINHA PINTURA
Pinto o que pinto.
Mas se o que pinto, o escolhi, é fruto da minha memória plástica de anos de experiências plenas de emoções estéticas, sínteses e reflexões.
A minha pintura mudou. É o consciente presente, problemático, frente a um desafio "inquietante" por resolver, mas com novas coordenadas.
A ruptura é uma auto-realização assumida, não é a personalidade alterada.
Constante da minha obra, sublimados estão períodos figurativos, testemunhos da minha identidade de percurso.
Na minha pintura, há uma luta de contrários de libertação de formas, cores, matérias e forças geométricas opostas. "Construção - desconstrução" assente na dinâmica de fugas e cores gritantes, no repouso absoluto e silencioso de grandes manchas. Procuro um compromisso expressivo entre ordem e desordem.
É a renovação constante da forma de ser e de viver. Uma necessidade vital de comunicar.”

Hélder Bandarra
Nasce em Aveiro em 1940, cidade onde inicia a sua actividade artística. Em 1960, em Goa, onde cumpre o serviço militar, faz os seus primeiros óleos e expõe os seus trabalhos. Em 1963 Lisboa, frequenta as aulas na S. N. de Belas Artes, sendo discípulo do pintor Gil Teixeira Lopes.
Colaborou no Ciclo Experimental de Teatro de Aveiro e é membro fundador do movimento vanguardista Aveiro-Arte (da qual é, desde 2009, presidente da direcção). Durante toda a sua carreira recebe inúmeros prémios nacionais e internacionais de pintura. Para além da pintura, tem uma vasta obra desenvolvida no desenho, escultura, colagem, medalhística (em 2009 foi o autor da medalha comemorativa dos 250 Anos da elevação de Aveiro a cidade), design de imagens de empresas, cartazes, capas de livros, revistas, litografia artística, etc.
Realizou mais de vinte exposições individuais de pintura e desenho e participou em mais de meia centena de colectivas. Cartonista premiado. Autor de vários bustos em bronze e autor da estátua da "Princesa Santa Joana" colocada no centro da praça do mesmo nome, junto ao museu de Aveiro.
A convite do F.C. Porto, executou diversos quadros para clubes internacionais de futebol, entre os quais se destacam Barcelona, Real Madrid, Corunha, Inter de Milão, Arsenal, Manchester United, Chelsea, Sparta de Praga e Lyon.
Visitou os mais importantes Museus do Mundo: Nova Iorque, São Paulo, Paris, Londres, Madrid, Florença, Moscovo, Praga, São Petersburgo.
O seu nome figura nos livros "Portuguese 20th Century Artist" e Artes Plásticas "Portugal, o Artista, seu mercado". Os seus trabalhos estão distribuídos em muitas instituições e colecções particulares em Portugal e no estrangeiro e está representado em alguns museus.
Críticos de arte e outras personalidades da cultura têm-se referido à sua obra plástica como os mestres Júlio Resende e Amândio Silva, Vasco Branco, Gaspar Albino, Mário da Rocha, Jeremias Bandarra, Isabel Ponce de Leão, César Príncipe, Valdemar Cruz, Artur Fino, Manuel Rodrigues e Clara Sacramento.
Tem Atelier de pintura em Vila Nova de Gaia onde lecciona aulas de iniciação às Artes Plásticas.
« Voltar

O Portal d'Aveiro não se responsabiliza por eventuais alterações ou falhas na programação dos eventos culturais listados

Se deseja promover eventos no Portal d'Aveiro contacte agendacultural@aveiro.co.pt

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®